Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


terça-feira, 28 de agosto de 2012

MATERIAS JORNAL AGOSTO 2012


EDITORIAL
Neste todo especial, em que somos convidados a refletir sobre o chamado vocacional que Deus faz a todas as pessoas, somos convidados a dar o nosso SIM! Sim à vida, à missão, aos apelos dos mais pobres e aos serviços missionários, com amor, disponibilidade e alegria. É com muita alegria também que nos alegramos com os frutos da nossa missão, seja nas pastorais ou nas obras que realizamos em nossas comunidades inacianas.
Cheios de gratidão a Deus pelo nosso retiro espiritual anual, e motivados para continuar a nossa caminhada, nos preparamos para ir em romaria à casa da Mãe Aparecida para celebrar a vida, a amizade e a caminhada, na encerramento do nosso Ano Vocacional Inaciano (AVI) 2011-2012. De lá seremos enviados. Cheios de sonhos e projetos. Em nossas mãos, um “cesto” transbordante com os frutos do AVI para nutrir a nossa caminhada e nos irmanar ainda mais nessa grande Família Inaciana.
Na expectativa de dois grandes encontros é que pedimos a oração de todos. Os projetos do segundo encontro de casais das comunidades inacianas que será em agosto, e o primeiro acampamento de jovens em nosso convento, com a parceria da Canção Nova. Tudo isso está, desde já, nas mãos de nossa Mãe querida, Divina Pastora! Que em tudo ela nos proteja e interceda por nós! A todos, um fraterno abraço! (Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA).

PALAVRA DO PADRE
NO MÊS DAS VOCAÇÕES SAIBA COMO SURGIU A VOCAÇÃO DE FREI CÍCERO FERREIRA DOS SANTOS

PasCom - Frei, como surgiu a sua vocação?
Frei Cícero - “A vocação surgiu quando eu comecei a trabalhar na Igreja e através do testemunho de muitos padres no Nordeste. O meu pai trabalhava muito para a Igreja e eu estava sempre ao lado dele. Ele pregava a Palavra de Deus e isso ajudou a despertar a minha vocação. Depois eu fui crescendo e buscando informações do que eu deveria fazer para ser padre. Em Pernambuco conheci a Congregação Missionária de Sto. Inácio de Antioquia e comecei a fazer um acompanhamento”.

PasCom - O que o atraiu para ingressar na Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia?
Frei Cícero - “O que me atraiu foi o espírito missionário, foi estar no meio do povo. O exemplo do frei Damião me impressionava muito, pois ele estava sempre com o povo. E eu queria ser um frei como ele. Na Congregação eu encontrei essa realidade de viver em missão, de visitar as casas, de estar com as pessoas. Tanto que, quando eu cheguei aqui eu fiz um trabalho missionário na Pousada da Esperança II. Todo final de semana eu visitava quatro ou cinco casas. Isso me ajudou bastante a entender o carisma da Congregação. Cheguei com frei Alfredo a Bauru em 2003. Eu não imaginava vir para cá, mas aqui comecei uma boa caminhada”.

PasCom - Qual foi a sua maior dificuldade nessa vida missionária?
Frei Cícero - “A maior dificuldade, logo no início, foi perceber que eu não viria os meus pais tão cedo. Eu sou o único filho que está longe deles. E fiquei seis anos e meio sem ver a minha família. Graças a Deus eu superei com o apoio da Congregação, do meu diretor espiritual e das comunidades que me acolheram e me compreenderam. Esse carinho, muitas vezes, substitui o da mãe e do pai, pois a gente começa a se envolver com as pessoas nos trabalhos pastorais e eu tive assim, muitas mães e muitos pais”.

PasCom – Com quais atividades pastorais o senhor mais se identifica?
Frei Cícero - “Tudo me chama a atenção na Igreja, mas de modo especial eu me identifico com o trabalho com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’s). Eles têm um trabalho importantíssimo na Igreja, são o braço do padre e isso é importante no lado espiritual e pastoral dos ministros e da comunidade.

PasCom – Frei Cícero, por favor, deixe uma mensagem aos nossos leitores?
Frei Cícero - “Eu quero agradecer de modo especial a Deus por ter me escolhido. Eu não sou melhor do que ninguém, pelo contrário, mas pude dar um ‘sim’ a Deus em meio às dificuldades que o mundo apresenta. É Deus quem dá força para que a gente possa caminhar, ter certeza e vislumbrar essa vocação, que a cada dia vai se manifestando. Quero agradecer também à minha Congregação e a Dom Luiz Antonio Guedes que foi o bispo que me ordenou, a pedido da minha Congregação. Eu estou muito grato e feliz por fazer parte dessa Congregação e desenvolver aqui, pelo menos nesse momento da história, a minha missão de consagrado, missionário inacianos e sacerdote da Igreja.(Frei Cícero entrevistado por Camila Fernanda Pavan – PasCom Paróquia São Paulo Apóstolo).

MÊS VOCACIONAL
Agosto é o mês dedicado às vocações. Mas afinal, o que quer dizer vocação? A palavra vocação significa chamado. Um chamado de Deus à verdadeira vida cristã. É um chamado feito de forma diferente a cada pessoa, podendo ser vivido na Igreja em diferentes aspectos:
Vocação Cristã (catequista): Todo batizado recebeu a graça de fazer parte do povo eleito de Deus, de sua Igreja. Através da vocação cristã, somos todos chamados por Cristo à santidade, para sermos testemunhas e seguidores de Jesus.
Vocação Laical (leigo, matrimônio): Todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando-se membro da sua Igreja no seu estado de vida, é convocado a ser apóstolo, anunciador do Reino de Deus, e exercendo funções temporais dentro da Igreja, participando ativamente nas pastorais.
Vocação à vida consagrada (religiosos e religiosas): O religioso é chamado a testemunhar Cristo de uma maneira radical, vivendo uma consagração total nos votos de castidade, pobreza e obediência. No voto de pobreza vivem mais livres dos bens temporais, tornando-se disponíveis para Deus, para a Igreja e para os irmãos. No voto de castidade, vivem o amor sem exclusividade, sendo sinal do mundo. Através do voto de obediência, imitam a Cristo obediente e fiel à vontade do Pai.
Vocação ao ministério ordenado (diácono, padre e bispo): É uma vocação de carisma particular. É à vida ministerial em total serviço ao Reino de Deus. O ministro ordenado preside e coordena os serviços da comunidade. Por intermédio dos sacramentos, celebra a presença de Deus no meio do seu povo. O presbítero (padre) é enviado a pastorear e animar a comunidade. Ele é o bom pastor que guia, alimenta, defende e conhece as ovelhas. Isto exige humanidade, caráter íntegro e maduro, virtudes morais sólidas e personalidade madura.
Através de cada vocação encontramos nosso lugar na casa de Deus e nosso lugar no mundo, somos todos chamados a com Cristo, inundar o mundo de amor e fé. Que Deus nos abençoe para que busquemos e reconheçamos nossa verdadeira vocação, àquilo que Ele, com muito amor preparou para nós, e ao sermos “chamados” respondamos: SIM, AQUI ESTOU SENHOR! (Fernanda Borges – PasCom da Paróquia de Santa Luzia)


ASSEMBLEIA PAROQUIAL ELETIVA – PARÓQUIA SANTA LUZIA

Nossa Assembleia Paroquial foi uma bênção. A participação de todos e a reflexão sobre a caminhada da comunidade paroquial nos ajudarão a planejar a caminhada do próximo biênio, superando os desafios e agradecendo a Deus pelos passos dados. Em setembro os novos coordenadores tomarão posse e assumirão o grande desafio: Viver o compromisso de unidade na missão, seguindo o exemplo da Virgem Maria, como modelo de ação evangelizadora para a Igreja.
As cinco urgências nos ajudarão a viver mais intimamente com Jesus e sua Igreja e fazer de nós católicos mais fiéis e preparados para dialogar com a nossa sociedade, afrontando os males do nosso tempo, que nos afastam da identidade com o Jesus do Evangelho.
Nossa meta pastoral: Proporcionar meios de informação e formação (estudo dos documentos da Igreja Católica) para que cada membro conheça melhor sua responsabilidade de cristão.
Motivados e encorajados pelo Espírito Santo, e na força da Eucaristia todos os eleitos possam dar continuidade aos trabalhos dentro da paróquia e nos seus sete setores.
A partir de setembro, o biênio de 2012 a 2014 terá um novo lema pastoral que será trabalhado e refletido. Nossa meta administrativa: terminar a reforma da Capela Santa Maria Goretti e o salão paroquial de Santa Luzia.  (Maria Aparecida Cabelo – Coordenadora do CPP - Paróquia Santa Luzia)

DOENÇAS DO INVERNO E OS CUIDADOS COM A SAÚDE

            Nesta época do ano as doenças respiratórias costumam aparecer com mais frequência.
O frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração dos poluentes é um “prato cheio” para o aparecimento dos espirros, tosses e sintomas desagradáveis.
            Alguns hábitos no inverno, como a convivência por mais tempo em ambientes fechados, o frio e as mudanças súbitas de temperatura, são alguns dos fatores responsáveis por algumas doenças:

Gripe (Influenza), resfriado, sinusite, alergia, crises de rinite, bronquite e asma.
O aparecimento de tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são sintomas dessas doenças.
            Para preveni-las, algumas medidas simples podem ser tomadas:
            • Mantenha o ambiente limpo e arejado;
            • Beba bastante líquido;
            • Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola;
            • Faça exercícios físicos regularmente para aumentar a capacidade respiratória;
            • Mantenha as roupas de cama, especialmente cobertores e edredons limpos;
            • Quando possível, coloque as roupas para secar ao sol;
            • Evite lugares fechados, pouco arejados e com muitas pessoas;
            • Lave as mãos com frequência;
            • Evite fumar e conviver com a fumaça dos cigarros;
            • Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
            Previna-se. A vacinação anual evita complicações mais sérias. (Capturado do site:
http://www.blogdasaude.com.br/wp-content/uploads/2011/05/winter.jpg, por Fabiene Vargas – PasCom - Paróquia Santa Luzia).



CUIDADOS ESPECIAIS COM A SAÚDE!

A ocorrência de casos da (gripe) influenza H1HN (gripe suína) fez com que tomássemos algumas providências em nossa comunidade paroquial. É por isso que cada fiel, ao chegar e ao sair da igreja para as celebrações, recebe da equipe de acolhida uma dosagem do anti-bactericida nas mãos para evitar o contágio. É por isso também que voltamos a comungar nas mãos, apenas com a hóstia consagrada e não mais com a hóstia mergulhada no cálice do vinho consagrado diretamente na boca, para evitar o risco de contágios. (PasCom).


DIA DO PADRE

Em 04 de Agosto é comemorado o Dia do Padre. O Padre é o servo de Deus na Terra, um sacerdote, um pai, semelhante a Cristo que amou a todos e deu a sua vida aos pobres e as pessoas marginalizadas.
É alguém escolhido por Deus dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele traz a bênção de Deus para todos.
É aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística, ele traz Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.
O sacerdote alimenta seus fieis por esse Sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor, o pastor atencioso com seu rebanho.
Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos “ladrões” que atacam, confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados. É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós. Parabéns a todos os padres, principalmente aos nossos sacerdotes inacianos! (Fabiene Vargas – PasCom - Paróquia Santa Luzia).


GENTE QUE FAZ
(paróquia Santa Luzia)
A senhora Nair Rosa Santos é GENTE QUE FAZ na comunidade paroquial de Santa Luzia!
Há alguns anos ela doa o seu trabalho voluntário em nossa comunidade com muito capricho e com muito amor, cuidando do bem estar da casa de Deus. Quem chega à nossa igreja e encontra um ambiente bem cuidado, talvez não saiba de onde vem tanto zelo. Conheça, portanto, a dona Nair que, além disso, cuida de animais abandonados. É muito bom conhecer pessoas, que por amor a Deus, fazem o mundo melhor.
PasCom- Há quanto tempo a senhora mora em Bauru?
Dona Nair - Vim do Paraná, faz uns quatro anos, mas não me acostumava em Bauru. Um dia levando meu neto na catequese, pedi para falar com a catequista dele, hoje sei que é a Mercês, então perguntei se eu poderia capinar os matos da frente da igreja e foi a partir daí que fui à secretaria da paróquia e dei meu nome pra ser voluntária. Isso me faz muito feliz, pois não fosse por este serviço seria muito difícil acostumar em Bauru e talvez eu já tivesse voltado para o Paraná.
PasCom - A senhora está sempre acompanhada dos cãezinhos, por quê?
Dona Nair - Eles são meus companheiros. Onde eu estou sempre tem um comigo. Gosto de animais e os protejo como posso, dando abrigo e alimentação, tirando muitos deles da rua, pois sei que eles sofrem muito por serem abandonados.
(Maria Aparecida Cabelo – Coordenadora do CPP - Paróquia Santa Luzia)



CAPELA DE SANTA MARIA GORETTI

Para que as missas voltem a ser realizadas o quanto antes na capela de Santa Maria Goretti, foi lançada a CAMPANHA DOS VIDROS, por isso contamos com a colaboração de todos os paroquianos para mais essa conquista de nossa capela que está ficando muito linda.
Santa Maria Goretti rogai por nós! (Tirar foto)






CARTA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA AOS EFÉSIOS
                   (SIA Ef 14, 1-2_)

Fé e caridade: critério do verdadeiro discípulo


14. ¹Nada disso constitui novidade, se mantiverdes de modo perfeito em Jesus Cristo a fé e a caridade, que são o começo da vida e seu fim. Pois o começo é a fé e o fim a caridade. Ambas reunidas são Deus, enquanto que tudo o mais é consequência para a perfeição humana. ²Ninguém peca enquanto professa à fé, ninguém odeia enquanto possui a caridade. Conhece-se a árvore pelos seus frutos, assim os que professam ser de Cristo serão reconhecidos pelas obras. Pois nesta hora não é de profissão de fé que se trata, mas de nos mantermos na prática da fé até ao fim. (Capturado por: Frei Djalma Moraes – Noviço - PASCOM - Convento Santo Inácio Mártir)


ESCRITOS DO FUNDADOR CÔNEGO GINO SERAFIM
Os julgados / Fev. 2002
Devemos lutar diante dos hipócritas guardiões da lei. O evangelista Lucas diz que Jesus, nos últimos dias da sua vida, depois de ter ensinado no templo o dia inteiro, era normal passar a noite no Monte das oliveiras. E lá o pessoal se levantava cedo para ouví-lo.
Aconteceu que numa manhã, quando estava falando no templo, apresentara-lhe uma desprezível surpresa. Os escribas e os fariseus apresentaram-lhe uma mulher que estava pecando, sexualmente falando. O adúltero deveria ser eliminado com as pedras, a pecadora devia morrer: “Porque só a mulher e não o Homem”? Ninguém esperava a resposta que Ele deu para refletir. Todos, a começar pelos mais velhos foram embora, mas, não entenderam e nem se converteram. Contudo, Jesus olha a mulher adúltera com aquele amor que lhe restitui a vida e a dignidade pessoal.
A mulher sentiu-se regenerada, porque o perdão realiza a pessoa. Ao contrário, os hipócritas guardiões da lei queriam eliminá-la, assim como fizeram os dois anciãos com Susana (Lev 20,10. Dt 22,23s). (Capturado por: Frei Djalma Moraes – Noviço- PASCOM - Convento Santo Inácio Mártir)


ANO VOCACIONAL INACIANO
No dia 06 de julho, em Bauru – SP, estiveram reunidos os frades, formandos e oblatos da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia e demais delegados do Ano Vocacional Inaciano, para a última avaliação do mesmo.
Entre o que se foi conversado, destacou-se e relembrou-se o objetivo do AVI: fortificar nosso carisma e fazer-nos conhecer mais, como Congregação, àqueles que não conheciam e, obviamente trabalhar e rezar pelas vocações, em especial, inacianas.
É evidente que sempre há o que melhorar, mas na nossa limitação humana, concluímos que alcançamos tal objetivo. Esta experiência serve para que, numa próxima vez, possamos fazer mais e melhor.
Agradecemos mais uma vez a ação e oração de todos, que de uma forma direta ou indireta estiveram envolvidos conosco. A união e o trabalho em equipe é sempre um importante ingrediente para o bom êxito; isso nós alcançamos, graças a Deus.
Que Maria, Divina Pastora, sempre esteja conosco, ensinando-nos a servir para estar mais perto do Mestre das vocações: Jesus. Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós! (Frei Djalma Moraes – Noviço - PASCOM - Convento Santo Inácio Mártir)

Na semana do dia 02 a 06 de julho de 2012 aconteceu em nossa fraternidade o Retiro dos frades e formandos da Congregação Missionária de Santo Inácio de Antioquia, vindos de todas as comunidades.
Fomos conduzidos pela Ir. Maria Clélia (Missionária Scalabriniana), que tratou do tema: “Discípulos Missionários na Comunhão e Participação”. Conduzida pelo Espírito Santo, ela nos fez mergulhar no chamado vocacional, meditando os vários caminhos que podemos percorrer e a causa pela qual queremos lutar.
Peçamos a Deus que esse momento nos faça viver com mais fidelidade a nossa vocação e consagração como missionários inacianos, e que possamos ser exemplos de servidores do Reino. Como Inácio, tomar nas mãos a bandeira de Cristo. Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós! Maria Divina Pastora cuidai de nós e entregai-nos ao cuidado do Divino Pastor! (Frei Djalma Moraes – Noviço - PASCOM - Convento Santo Inácio Mártir)

 
SÃO ROQUE – 16 DE AGOSTO
       .
São Roque é um santo da nossa Igreja, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protector do gado contra doenças contagiosas.
A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste é grande, sendo orago de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães.
Roque teria nascido em Montpellier, França, por volta de 1350, e falecido na mesma cidade em 1379 (embora outra versão da sua biografia o dê como morto naquele mesmo ano, mas na Lombardia).
Diz a lenda que Roque teria nascido com um sinal em forma de cruz avermelhada na pele do peito, o que o predestinaria à santidade. Ficou órfão de pai e mãe muito jovem, sendo a sua educação confiada a um tio. Estudou medicina na sua cidade natal, não concluindo os estudos. Levando desde muito cedo uma vida ascética e praticando a caridade para com os menos afortunados, ao atingir a maioridade, por volta dos 20 anos, resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, deixando uma pequena parte confiada ao tio, partindo, em seguida, em peregrinação a Roma.
Descoberta a cruz no peito, a fama da sua santidade rapidamente se espalhou por todo o sul da França e pelo norte da Itália, sendo-lhe atribuídos numerosos milagres. Passou a ser invocado em casos de epidemia popularizando-se como o protetor contra a peste. O primeiro milagre póstumo que lhe é atribuído foi a cura do seu carcereiro, que se chamaria Justino, que era inválido das pernas. Ao tocar com a perna no corpo de Roque, para verificar se estaria realmente morto, a perna ficou milagrosamente curada.

Oração a São Roque
Glorioso São Roque alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã. Aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.
Seguindo o vosso exemplo, queremos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como Cristo nos mandou. Queremos ajudar aos pobres, aos doentes, aos necessitados de toda a espécie, como vós mesmo o fizestes. E que um dia, na glória do céu, nós possamos, convosco, gozar da vida eterna. Amém.
(Camila Fernanda Pavan – PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).



14 DIA DE AGOSTO – COMBATE À POLUIÇÃO

Nestes tempos de constante preocupação com o aquecimento global e suas consequências, o combate à poluição torna-se uma missão a ser cumprida diariamente. Com frequência a população em geral culpa as autoridades e as indústrias pela poluição do meio-ambiente, transferindo-lhes a responsabilidade pelos danos causados à natureza. Entretanto, na guerra para salvar o planeta, a população é o principal soldado. Atitudes simples do cotidiano podem contribuir de forma significativa para minimizar a poluição. Faça sua parte:
·      Separe o lixo reciclável
·      Não coloque pilhas e baterias na coleta seletiva. Há postos específicos para isto.
·      Evite fazer frituras e sempre jogue o óleo de cozinha utilizado nos postos de coleta apropriados.
·      Use papel reciclado
·      Economize água e luz
·      Troque as sacolas plásticas de supermercado por sacolas reutilizáveis.
·      Sempre que possível, deixe o automóvel na garagem. Dê preferência aos transportes coletivos e às caminhadas.
·      Use e incentive o uso da bicicleta como meio de transporte, e reivindique junto às autoridades locais a construção de ciclovias.
·      Plante árvores nativas. (Camila Fernanda Pavan – PasCom – Paróquia São Paulo Apóstolo).



FELIZ ANIVERSÁRIO, FREI ERNANE!
Mais um ano se passou, tantos sonhos realizados e outros tantos ainda adiados. Que nos anos vindouros, possas prosseguir confiantes nessa jornada que escolheu ser um Sacerdote consagrado a Cristo, compartilhando alegrias, semeando a concórdia, colhendo prosperidade, amor e paz! Os nossos mais sinceros votos de felicidade e que sua vida seja, a cada dia, mais abençoada e fortalecida pelo Senhor. Que Nossa Senhora, Divina Pastora interceda por ti e por tua vocação. Parabéns querido Frei Ernane! (PasCom – Paróquias São Paulo Apóstolo e Santa Luzia).

LIDERANÇA NAS PASTORAIS
A matriz de São Paulo Apóstolo realizou no ultimo dia 1 de julho a Assembleia Eletiva, e seu objetivo foi o de escolher novos coordenadores de pastorais e também renovar para mais dois anos os que já atuam. A paróquia conta com 15 pastorais e podemos destacar entre elas as que tiveram a sua liderança substituída: Renata (MECE’s), Fábio (Pastoral Familiar), RCC (Andreza) e CAP (Maria). Muita força e perseverança a todos que se dedicam a esse trabalho de evangelização, que o Senhor derrame todas as bênçãos em nossas atividades. (Edna Bonotto Pavan – Liturgia – Paróquia São Paulo Apóstolo)


                                            CONVITE À COMUNIDADE

ROMARIA AO SANTUÁRIO DE APARECIDA

A Congregação Missionária de Santo de Antioquia vive um momento especial, pois celebrará o encerramento do Ano Vocacional Inaciano.
Assim, estamos organizando a romaria ao Santuário de Aparecida, onde participaremos da Missa em ação de graças pelo encerramento do Ano Vocacional Inaciano e teremos a oportunidade de nos encontrarmos com as comunidades inacianas, revendo todas as atividades ocorridas no Ano Vocacional, encerramento nosso dia com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Desejamos contar com o maior número de romeiros e, para tanto, convidamos todos: frades, oblatos e todo o povo de Deus, a participarem conosco deste grande momento de ação de graças.
Comunique-se com a Coordenação dos Oblatos ou com a secretaria paroquial das Comunidades Inacianas e faça a sua reserva no ônibus que sairá às 22h do dia 18/08. Informações: 3239-3045 (Paróquia Santa Luzia) ou 3277-3777 (Paróquia São Paulo Apóstolo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário