Páginas


Pároco Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA.


santaluzia@hotmail.com.br

Fone (14) 3239-3045


sábado, 31 de maio de 2014

ASCENSÃO DO SENHOR - PLENITUDE DA PÁSCOA, PRESENÇA ILIMITADA DE JESUS ENTRE NÓS


(Liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor)

            A Palavra de Deus, proclamada nesta Solenidade da Ascensão do Senhor, nos chama a um "caminho de luz e de glória", para fazer-nos compreender à qual esperança nós fomos chamados, ou melhor, somos continuamente chamados, na nossa vida cristã.
            A mesma Palavra nos indica hoje, com clareza, "o tesouro de glória" que nos espera como herança, muito mais precioso do que todos os bens terrenos que, no dia-a-dia, enchem os nossos olhos.
            É da Palavra proclamada hoje que nos vem a extraordinária grandeza do poder de Jesus para conosco, como proclama o Apóstolo Paulo na segunda leitura: "Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente" (Ef 1,17-23).             É este poder que podemos invocar como socorro nas nossas fraquezas.
            Tudo isso acontece no momento em que Jesus desaparece diante dos nossos olhos, privando-nos de Sua presença física e limitada, para estar presente ilimitadamente, não mais conosco, mas em nós.
            O mistério de luz que os apóstolos celebraram através das repetidas aparições do Ressuscitado,  hoje é envolto numa nuvem. Jesus os "deixa'.
            Os apóstolos apenas tinham Lhe feito uma pergunta, pois "(...) Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus". Trata-se da pergunta que continua a habitar as suas mentes, que nem mesmo a extraordinária experiência da Páscoa os fez esquecer: "Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”, como narra a primeira leitura dos Atos dos Apóstolos (At 1, 1-11).
            Chegamos, finalmente, ao momento tão esperado, no qual Ele vai reinar sobre Israel?, teriam pensado os apóstolos que, ainda procuram um rei.
            Mas, já não deveria ter ficado claro para eles que o verdadeiro rei de Israel é um Rei Crucificado? Que o Seu trono é a Cruz, o Seu cetro, as feridas nas mãos, nos pés e no lado? Não estava claro ainda que a Sua coroa é coroa de espinhos? Não deveria estar claro, igualmente, que é assim que Jesus vence e reina? Que é na fragilidade da Sua humanidade que se revela todo o esplendor da glória da Sua divindade?
            Deveria, mas os apóstolos ainda são os mesmos, "sem inteligência e lentos de coração" (Lc 24,25), não conseguem compreender. Ainda falta algo para que o mistério seja revelado plenamente.
            É por isso que Jesus lhes faz a promessa do Espírito Santo e lhes dá um mandato: "Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
            Como resposta à pergunta que pede maiores explicações, Ele lhes dá uma ordem como se dissesse: "Não tentem compreender, buscando explicações mundanas sobre o Reino...vão e sejam minhas testemunhas"! Dito isto, os deixa, revelando assim, a peça que faltava no mistério: "Agora cabe a vocês"!       "Agora cabe a nós", escutam os apóstolos. A nós, que participamos dos momentos dramáticos, da entrega de Jesus e da Sua dolorosa Paixão. Agora cabe a nós dar continuidade à Sua missão, com a força que nos enviará, através dos dons do Espírito Santo prometido. Cabe a nós que contemplamos, estupefatos e cheios de alegria, o Seu corpo glorioso vir ao nosso encontro naquela manhã da Páscoa.
            Mas não só aos apóstolos, pois agora cabe a nós também. À nós, que comemos e bebemos com Ele, na mesa do Seu Corpo e do Seu Sangue, ao longo de todo o caminho deste Tempo Pascal.
            A verdade é que Jesus sempre esteve conosco. De fato, só estivemos sem Ele apenas nos três dias em que repousou no sepulcro. "O noivo nos foi tirado" somente nessa ocasião, mas mesmo assim, ainda "estava" entre nós.
            Privou-nos da Sua presença quando esteve no sepulcro, para se juntar a nós em nosso mundo de desolações, derrotas, perdas, pecados e sofrimentos, onde ninguém pode entrar, exceto Ele, e do qual somente Ele é capaz de retornar, para dar-nos a alegria de Sua presença, reconstruindo-nos.
            Depois da experiência tão rica da Sua humanidade, Ele nos pede agora para dar um passo além, um salto de qualidade na fé. "Agora cabe a cada um de vocês. Quanto a mim, estarei presente na medida em que cada um tornar-me visível aos irmãos; na medida em que cada pessoa fizer transparecer a minha presença."          Mas, como poderemos, entretanto, explicar a promessa de Jesus feita no Evangelho de hoje (Mt 28,16,20)?: "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo?"  Como explicar que a promessa é feita, justamente, no momento em que nos "presenteia" e ao mesmo tempo nos "deixa"? É compreensível, portanto, que os apóstolos fiquem olhando para céu. Afinal, estão à espera do cumprimento de uma promessa.
            Contudo, o convite dos anjos é para que aperfeiçoem o seu modo de olhar, de enxergar. Eles próprios, os anjos, habitantes dos Céus, chamam os apóstolos à verdade do que está acontecendo:  “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
            Acontece que os apóstolos O tinham visto subir ao céu envolto em uma nuvem. Agora devem proculá-Lo através da nuvem da própria humanidade, porque Jesus vive neles e através deles. Jesus vive em nós e através de nós!
            Jesus agora espera que tenhamos a disponibilidade necessária para que Ele possa fazer com que a Sua Encarnação, em nós, atinja o seu pleno cumprimento. 
            Conhecendo a nossa fragilidade, garante que receberemos a força do Espírito Santo, que dentro em breve virá para fecundar a Igreja de luz, bem como a nossa vida e a cada um de nós.
            Celebrar hoje a Ascensão do Senhor requer de cada um a disponibilidade de coração e de mente, para dar cumprimento ao mistério.
            Neste domingo em que somos chamados a dar continuidade à missão de Jesus, algumas perguntas se fazem necessárias. Será que estamos dispostos a seguir o nosso Rei, conscientes de que é um Rei crucificado? Estamos dispostos a combater com Ele o "Bom combate" (1Tim 1,18) do Evangelho? Aceitamos acolher o Seu mandato de ser Suas testemunhas, sabendo que isto significa percorrer o Seu caminho de cruz e de glória, ou melhor, da glória que brota da cruz?
            Se sim, isto é, se aceitamos a Sua proposta, então o Céu se abrirá para nós, e poderemos contemplar o "tesouro de glória" prometido. Poderemos experimentar "a grandeza do Seu poder para conosco".
            Então, a nossa humanidade se abrirá para acolher  o Dom do Espírito Santo, o Único capaz de nos ajudar a viver uma vida, verdadeiramente, evangélica. A Páscoa será plena e nós poderemos saborear a alegria verdadeira que está reservada aos Seus santos. A única alegria que ninguém poderá, jamais, nos roubar. Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA – Missionário Inaciano – formador@inacianos.org.br – www.inacianos.org.br).

quinta-feira, 29 de maio de 2014

MATERIAS e AGENDA - JUNHO 2014



COPA DO MUNDO NO BRASIL EM 2014

A Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos, desde 1930, e foi disputada pela primeira vez no Uruguai.

O Brasil sediará pela segunda vez este mundial. A primeira vez foi em 1950 (5ª copa) e esta a 20ª edição, torneio que será disputado por 32 seleções, em 12 cidades-sede.

O Brasil conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo, em 1958, na Suécia. Hoje, possui uma seleção pentacampeã, a que mais vezes venceu o torneio.

Os jogos da copa têm início no dia 12 de junho e serão realizados nas cidades-sedes: Rio de Janeiro e Brasília com a realização 7 jogos; Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Salvador serão 6 jogos; Recife e Porto Alegre terão 5 disputas e Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus realizarão 4 jogos.

A abertura da Copa do Mundo de 2014 acontecerá no estádio em Itaquera, zona leste de São Paulo às 17h, no dia 12 de junho. A final do mundial será realizada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho.Na primeira fase, o Brasil joga em São Paulo, Brasília e Fortaleza.

Na fase de grupos, os jogos serão às 13h, 16h, 19h e 20h. Nas oitavas e nas quartas de final, as partidas serão disputadas às 13h e 17h. Semifinais e disputa de terceiro lugar serão às 17h e a grande final, no novo Maracanã, às 16h.

Luiz Felipe Scolari é o treinador e Carlos Alberto Parreira o coordenador técnico da seleção brasileira.

A lista completa dos jogadores convocados: Goleiros: Jefferson (Botafogo), Julio César (Toronto F.C), Victor (Atlético-MG); Zagueiros:Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Henrique (Napoli), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid), Maxwell (PSG), Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City), Hernanes (Inter de Milão), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea); Atacantes:Bernard (Shakhtar), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Jô (Atlético-MG), Neymar (Barcelona).

Os 12 estádios que sediarão a copa: Estádio Arena Fonte Nova, em Salvador – BA;Estádio das Dunas, em Natal – RN;Estádio Castelão, em Fortaleza – CE;Estádio Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (cidade da Grande Recife) – PE;Estádio Arena Amazônia, em Manaus – AM;Estádio Nacional (Mané Garrincha), em Brasília – DF;Estádio Arena Pantanal, em Cuiabá – MT;Estádio Arena Corinthians, em São Paulo – SP;Estádio do Maracanã, em Rio de Janeiro – RJ;Estádio Mineirão, em Belo Horizonte – MG; Estádio Arena da Baixada, em Curitiba – PR e o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre – RS.

 Sônia Néri     
(PasCom – Pastoral Comunicação Paróquia Santa Luzia-Bauru)

 

FESTA DE CORPUS CHRISTI

A Igreja, em todo o mundo, comemora a Festa de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Essa celebração acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição desse sacramento.

Durante a última Ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua memória, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Através da Eucaristia, de modo especialíssimo, Jesus nos mostra que está sempre ao nosso lado e se faz alimento para nos dar força para continuar nossa caminhada.

Celebrando Corpus Christi, queremos renovar nosso compromisso de batizados, um compromisso abraçado não só para obedecer a um preceito, mas como necessidade para uma vida cristã consciente e autêntica. Ademais, é oportunidade de ouro para as comunidades católicas oferecerem publicamente, sobretudo com a procissão do Santíssimo Sacramento, a sua fé na presença verdadeira, concreta e real de Jesus na Eucaristia.

A Celebração da Santa missa neste ano será no dia 19 de junho, quinta-feira, na Paróquia Santa Terezinha às 16h. Após, seguiremos em procissão até a Catedral do Divino Espírito Santa para benção final.

Maria OneideSardin 
(Coordenadora Pastoral da Liturgia da Paróquia Santa Luzia-Bauru)

 
 
PENTECOSTES

“O Espírito Santo vos ensinará todas as coisas.”

A Igreja celebra neste mês de junho a solenidade de Pentecostes. É uma festa celebrada cinquenta dias após a Páscoa, com importância fundamental na vida dos seguidores de Jesus e na liturgia que celebram.

A Solenidade de Pentecostes marca o encerramento do Tempo Pascal, e nos convida a viver intensamente e com alegria um novo tempo na Igreja. Faz-nos pensar no Espírito Santo com dom recriador.

Jesus, ao enviar o Espírito Santo, nos possibilita a recriar a nossa história e promover uma Igreja dinâmica, atenta às suas realidades.

Recebemos os dons da Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Conhecimento Piedade e Temor de Deus, cada um deles produzem frutos de bondade e mansidão e todos são frutos da ação de Deus em nós.

Que possamos viver intensamente esse Espírito de Deus em nossas vidas, pois somos templos desse Espírito e com isso nos alegrar.

Maria OneideSardin 
(Coordenadora Pastoral da Liturgia da Paróquia Santa Luzia-Bauru)



OS SANTOS DO MÊS DE JUNHO:
 SANTO ANTONIO, JOÃO BATISTA E PEDRO

 

SANTO ANTÔNIO – 13 de Junho. Quem foi este homem? Antônio, também chamado Fernando, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, em uma família rica. Ainda moço, em 1231 faleceu em Pádua na Itália. Aos 15 anos  entrou para o Convento de Santa Cruz de Coimbra. Foi admitido na ordem dos irmãos menores de São Francisco, onde ordenou -se sacerdote. Logo depois partiu para missões contra os infiéis, no Marrocos. Lecionou teologia nas universidades italianas adquirindo reputação de orador sacro. Descoberto o seu dom de orador, passou a pregar a palavra de Deus. Dentro da Ordem Franciscana, liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior. Entre seus escritos, figura uma coleção de sermões para domingos e dias santificados a igreja Romana.

Foi canonizado pelo papa Gregório IX em 30 de maio de 1232. É o patrono de Portugal e de Pádua. É atribuída a ele a frase: “Cessem as palavras, falem as obras”.

Os portugueses Católicos levaram para o Brasil, a devoção de Santo Antônio. A devoção ao Santo Antônio de Lisboa, foi introduzida em Pernambuco em 1550. O santo familiar, o desvendador de pedidos e protetor de casamento. Em Portugal, aparece também, como o protetor dos taverneiros e dos varejistas em geral.

 

SÃO JOÃO – 24 de Junho. Quem foi este homem? Não podemos confundir João; o Batista com João; o Evangelista, autor do quarto evangelho, Apocalipse e das 3 cartas que levam o seu nome. O Evangelista era filho de Maria e de Zebedeu, o Batista era filho de Isabel e Zacarias. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo Anjo Gabriel. Filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, nasceu na cidade de Judá. Na circuncisão recebeu, por inspiração divina, o nome de João. Era seis meses mais velho que Jesus, mas iniciou sua pregação pública, à beira do rio Jordão, alguns anos antes de Cristo dar início à sua própria missão. Chamaram-no Batista pela importância que, em seu ministério, emprestou ao batismo. E também o precursor porque pregou antes de Cristo, anunciando-o.

Segundo os evangelhos, João alertava o povo para aproximação da vinda do Messias e insistia na pregação de arrependimento para essa vinda. Praticava o ritual de purificação que era o batismo por imersão nas águas, significando mudança interior de vida. Sua missão termina com o encarceramento na fortaleza de Maquerunte, onde foi degolado por ordem de Herodes Antipas, a pedido de sua enteada Salomé. Sua figura está ligada ao sacramento do batismo. Dos três santos festejados pela igreja Romana, João teve o poder de dar ao mês seu nome e qualificar de “juninas”, as festas realizadas no decorrer dos seus trinta dias.

 

SÃO PEDRO – 29 de JunhoQuem foi esse homem? Pedro, nasceu na Galiléia, onde exerceu o ofício de pescador em sociedade com seu irmão André. Sempre em evidência nos evangelhos, Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, também é conhecido por Simão, Simão Pedro e Simão Barjona, filho de João ou Jonas.

Sabe-se que foi casado porque viveu com a sogra em Cafarnaum. Jesus, certa vez, viu as margens do lago Genesaréaquele rude pescador queimado do sol, de mãos calejadas e grosseiras, e lhe disse: – “Segue-me e farei de ti um pescador de homens.” Apesar da negação de Jesus, Pedro deixou um grande legado ao Cristianismo. De acordo com a narrativa evangélica, era espontâneo, leal e generoso, de iniciativas ardentes e raciocínio rápido, ao mesmo tempo em que era precipitado e um tanto medroso. Pedro reconheceu a Divindade de Jesus, junto aos apóstolos, mas, depois O negou três vezes.

É incontestável sua liderança no início da vida cristã. Tanto é assim que é mencionado 23 vezes no evangelho de Marcos, 24 no de Mateus, que o exalta mais do que qualquer outro, 27 no de Lucas; e 39 no de João. No Novo Testamento é citado 182 vezes.

Quando chefe da comunidade cristã em Jerusalém, após a morte de Cristo, Pedro foi preso algumas vezes. Em 67 d.C, o apóstolo Pedro foi arrastado ao tribunal militar, ouviram a enumeração de seus crimes e foi condenado. Pedro foi arrastado, e sua cruz à frente, para um lugar no alto de uma colina em Roma, e de acordo com a tradição Católica, foi onde está a Basílica de São Pedro no Vaticano, ali pregado na cruz. Persiste a tradição de que foi crucificado, a seu pedido, de cabeça para baixo, sob a alegação de que era indigno de morrer como Cristo morreu.

Fabiene Vargas         
(PasCom – Pastoral Comunicação Paróquia Santa Luzia-Bauru)

MENSAGENS DA PASTORAL DO DIZIMO
Senhor Jesus, faz - nos entender mais o  milagre  do amor e da partilha, entender que com nossos dízimos conscientes ajudamos  a Igreja  a ser mais  evangelizadora. Que o nosso dízimo seja um ato de agradecimento, amor e reconhecimento pela Tua bondade.
Tudo o que temos e somos vem de Ti: a vida, a fé, a saúde, o amor, a família e todos os bens e dons.
Se você sente vontade de se inscrever como dizimista, colaborando com todas as obras que nossa paróquia de Santa Luzia vem realizando nesses anos todos procure a Equipe de Plantão durante as missas ou a Secretaria da Paróquia para  fazer o seu cadastro.
Venha ser um novo dizimista, seja bem vindo!
Maria Aparecida Cabelo      
(Coordenadora do CPP da Paróquia Santa Luzia-Bauru)
AGENDA DE JUNHO
 DA PARÓQUIA SANTA LUZIA
 

Dia 05 quinta-feira hora santa às 20h matriz

Dia 07 quermesse em prol creche Ernesto Quaggio

Dia 07 sábado formação de coroinhas às 16h

Dia 07 sábado reunião do CPP às 16h matriz

Dia 14 sábado preparação para o batismo

Dia 14 sábado bazar de roupas em prol da matriz, das 9h ás 14h

Dia 15 domingo batizado às 9h30, na matriz

Dia 13 sexta-feira missa da luz às 20h matriz

Dia 17 terça-feira missa de Cura e Libertação às 20 h matriz.

Dia 19 quinta-feira – Procissão de Corpus Christi

Dia 21 sábado passeio no jardim botânico, Coroinhas

Dia 21 sábado show de prêmios em prol matriz de Santa Luzia

Dia 22 domingo retiro inaciano, no Convento Santo Inácio

Dia 24 terça-feira reunião dos MECEs, às 20h matriz

Dia 27 sexta-feira missa setor D, Jardim Araruna.

 

 

TOME NOTA:

ROMARIA PARA SANTUÁRIO DE APARECIDA

DIA 15 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA.PARCELE A SUA VIAGEM, EM 3 VEZES.

SAÍDA DIA 15 ÀS 22H – RETORNO DIA 16/08

CONTATO:COM A BETE OU NA SECRETARIA PAROQUIAL

quarta-feira, 28 de maio de 2014

COROAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - DIA 25/05/2014

COROAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - DIA 25/05/2014 - NA CAPELA SANTA MARIA GORETTI - 8H



































COROAÇÃO NOSSA SENHORA DIVINA PASTORA DAS ALMAS - DIA 25/05/2014 - NA PARÓQUIA SANTA LUZIA

 
                Maria santíssima é a mãe de Jesus e a mãe de cada um de nós. Também é Mãe da Igreja. É conhecida e chamada por muitos nomes a mesma Mãe: RAINHA DA PAZ, MÃE DA DIVINA GRAÇA, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, NOSSA SENHORA APARECIDA, DOS NAVEGANTES, RAINHA DO CÉU, DIVINA PASTORA DAS ALMAS e uma infinidade de muitos outros nomes.

            No mês de maio, todas as comunidades eclesiais costumam render homenagens à Nossa Senhora coroando-a. São lindos esses momentos de carinho e fé, sempre com a participação das crianças da comunidade para homenagear essa mulher tão importante, que nos deu seu filho,  JESUS.

            Nossa comunidade paroquial também preparou as coroações de Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Nossa Senhora Aparecida), Nossa Senhora de Fátima (Capela Santa Maria Goretti) e Nossa Senhora Divina Pastora das Almas (Matriz). Deus seja louvado por momentos tão especiais que nos fazem crescer no amor à Mãe de Jesus e nossa.

Merces Acolina         
(Catequista da Paróquia Santa Luzia-Bauru)